Com base na experiência de vários anos com o movimento de quartzo, a Longines revive a história de sucesso dos anos 80. Com o Conquest V.H.P. (Very High Precision), marca o regresso à tecnologia na qual foi pioneira e especialista, particularmente através das suas atividades de cronometragem. A nova coleção foi apresentada no Observatório de Neuchâtel, onde, em 1954, foi obtida a certificação do primeiro relógio de quartzo desenvolvido pela marca. O Conquest V.H.P representa uma nova conquista no campo do quartzo, combinando elevada precisão e tecnicidade com aparência desportiva, assinaladas pela elegância única da marca.

A história da Longines com quartzo tem sido repleta de inovações e proezas técnicas. Em 1954, a marca desenvolveu o primeiro relógio de quartzo, que rapidamente estabeleceu uma série de recordes de precisão no Observatório de Neuchâtel. Equipou o lendário Chronocinégines, um instrumento que se tornou pioneiro na história da cronometragem, pois  forneceu aos juízes filmes de película compostos por uma série de impressões em 1/100 segundos, permitindo-lhes assim seguir o movimento dos atletas no momento em que estes cruzavam a meta. Em 1969, a mestria tecnológica levou a que a Longines criasse o Ultra-Quartz, o primeiro relógio de pulso com movimento quartzo. Um grande passo foi dado em 1984 com o calibre quartzo no Conquest V.H.P., estabelecendo o recorde de precisão da altura.

Como uma extensão destes marcos históricos, a marca da ampulheta alada apresenta agora o seu novo Conquest V.H.P., equipado com um movimento desenvolvido exclusivamente para a Longines. Este movimento é conhecido pelo seu elevado grau de precisão num relógio analógico (± 5 segundos/ano) e pela sua habilidade de reiniciar os seus ponteiros após um impacto ou exposição a um campo magnético utilizando o sistema GPD (gear position detection). Estas caraterísticas são provavelmente responsáveis pelo seu estatuto de movimento excecional, às quais devem ser adicionadas a pilha de longa duração e o calendário perpétuo. Na verdadeira essência da coleção Conquest, este extraordinário relógio combina elevada tecnicidade com uma estética dinâmica. À sua maneira, o Conquest V.H.P. posicionou-se como símbolo da extrema precisão.

Estes relógios em aço encontram-se disponíveis nas versões 3 ponteiros/calendário (caixas com 41 e 43 mm de diâmetro) e cronógrafo (caixas com 42 e 44 mm de diâmetro). O cronógrafo exibe as horas, minutos e segundos, um contador de 30 minutos às 3 horas, um contador de 12 horas posicionado às 9 horas e um contador de 60 segundos no centro. Em cada modelo, as diferenças estão no uso da coroa inteligente, enquanto o indicador E.O.L. pode assinalar preventivamente o fim de vida da pilha.  A coleção Conquest V.H.P apresenta mostradores nas cores azul, carbono, prateado ou preto. Um bracelete em aço inoxidável ou em PVD preto, ou um bracelete de borracha azul ou preto completam este exceptional relógio.