nunogama

Fotografia: Mário Galiano Texto: Cristina Gomes

Nuno Gama está de parabéns. E motivos não faltam ao designer português para celebrar. Festeja meia década de vida e prepara-se para apresentar a sua 50ª coleção para Homem no Casino do Estoril.

É no dia 28 de setembro que o designer português apresenta o seu desfile da linha de alfaiataria para o inverno 2017 com o tema “Heterónimos”, inspirada num dos nomes mais célebres da literatura portuguesa, Fernando Pessoa.

Atento às causas solidárias, Nuno Gama apresenta a nova coleção e celebra o seu 50º aniversário num evento de cariz solidário, que pretende apoiar a Cruz Vermelha Portuguesa, com um jantar, seguido de baile de Gala, confecionado por quatro dos principais chefs portugueses: Miguel Rocha Vieira, Henrique Sá Pessoa, João Rodrigues e João Oliveira.

Neste evento haverá ainda um leilão em que serão licitadas três peças: um retrato de Luís de Camões by Nuno Gama, uma fotografia emblemática do seu desfile de março de 2013 no Terreiro do Paço (da autoria de Carlos Teixeira) e um original símbolo que Nuno Gama desenhou para o lançamento de uma campanha de luta contra o HIV, uma bonita peça de ouro branco com diamante.

A receita obtida no jantar e no leilão irá ser doada às atividades da Cruz Vermelha Portuguesa, lê-se num comunicado enviado às redações.

“Ao fazer 50 anos senti a necessidade de construir algo que, não só compartilhasse com os outros o que foram estes anos de experiências e de trabalho, mas que também servisse para ajudar uma boa causa como é a da Cruz Vermelha”, revela Nuno Gama, citado pela mesma nota, onde acrescenta: “Pensei, por isso, numa coleção que visitasse os conceitos da elegância masculina clássica, que regressasse à alfaiataria dos ‘gentleman’, a um código formal de que a figura estilizada de Fernando Pessoa é, para mim, um símbolo”.