A 24ª edição dos desfiles O80 Barcelona Fashion realizou-se entre os dias 25 e 28 de junho, no Recinto Modernista de Sant Pau e no Port Marin Vela. Um total de 27 designers e marcas marcaram presença neste evento, onde foi possível ver as novas propostas de verão.  Sob o lema”Undress your mind”, a organização catalã teve como principais focos a sustentabilidade, a comercialização, a aposta na tecnologia e a internacionalização. 

Este é um evento que pretende fomentar o talento emergente e apoiar os designers e marcas de Barcelona, e desta forma ajudar à sua internacionalização. Sendo que é um sector que representa 7,5 % do P.I.B e que dá mais de 76. 000 postos de trabalho, é um sector que assume uma importância crescente para a economia da região catalã. 

Mas nem só de nomes catalães vive a 080. Nesta edição estiveram igualmente presentes, pela primeira vez, nomes internacionais como a dupla americana Nicolas K, a argentina Nous Étudions, marca vegana e promotora de uma economia sustentável, ou a iniciativa do nova-iorquino Randall Bachner, a Marrakshi Life, que segue uma linha androgena e unisexo baseada na produção artesanal de artesãos marroquinos. 

O público em geral também pode participar no evento graças à criação de uma Área aberta no recinto onde podiam ter contacto com propostas inovadoras e criativas de várias marcas e desenhadores assim como assistir aos desfiles num ecrã instalado nos jardins. 

Photos: 080Barcelona Fashion

Para a apresentação das coleções de moda de banho, no último dia do evento, a 080 deslocou-se para o Porto Marina Vela, uma das zonas mais luxuosas da frente costeira desta bela cidade condal, criando assim um ambiente mais intimista e mais realista para a moda estival. Por aqui passaram propostas de criadores já repetentes, como Guilhermina Baeza ou da marca Como Un Pez en la Àgua.